Domitila Barros BBB 23

Integrante do grupo Camarote do Big Brother Brasil, modelo, atriz e ativista pernambucana de 38 anos conquistou o título de Miss Alemanha 2022

  Reprodução Big Brother Brasil / gshow

A história de vida de Domitila Barros é tão improvável e cheia de reviravoltas que poderia ser confundida com um filme. Nascida na comunidade do Morro da Conceição, em Recife, Pernambuco, sua vida foi, como ela mesma diz, “marcada por violência, miséria e fome”.

No entanto, ela conseguiu transformar esta realidade: se engajou em causas sociais, foi reconhecida pela Unesco, formou-se em Serviço Social, fez mestrado em Ciências Políticas e Sociais na Europa, virou atriz, modelo e, em 2022, foi a primeira imigrante e negra a ser coroada Miss Alemanha. Agora, como integrante do Camarote do BBB 23, realiza um sonho de infância: ser artista da Globo.

“A minha história é um pouco inusitada. Muitas vezes, quando falo da minha vida, as pessoas pensam que é uma fantasia.”

Dura realidade

Moradores da periferia de Recife, os pais de Domitila fundaram, antes mesmo de a filha nascer, uma organização não governamental que atendia crianças em situações de risco na região. Ela cresceu neste ambiente, convivendo com pessoas das mais variadas origens.

“Eu tomava café da manhã com o prefeito, almoçava com os meninos de rua e jantava com o bispo. Então, aprendi desde o berço a lidar com seres humanos diferentes”.

Aos 7 anos, Domitila começou a fazer aulas de dança e teatro com as crianças do projeto. “Isso foi muito importante para mim, porque naquela realidade eu podia, duas vezes por semana, ser atriz, cantora, cientista... Foi ali que aprendi que podia ser o que quisesse”, lembra.

Para superar o trauma de perder um ente querido por bala perdida, aos 12 anos ela começou a dar aulas de alfabetização para as crianças do projeto, se engajando cada vez mais nas causas sociais. Esta iniciativa fez com que, aos 15, fosse reconhecida pela Unesco e convidada para conhecer a Disney.

“Imagina, o sonho de muitas meninas de comunidade é ir para a Disney no aniversário de 15 anos. Eu nunca ia ter condições financeiras de fazer isso, mas como ganhei o prêmio ‘Sonhadoras do Milênio’, eles me levaram. Lá, fiz uma palestra para a delegação da Unesco explicando por que uma menina tem que dar aula na comunidade se eles estão sendo pagos para mudar a realidade das crianças no mundo inteiro”.

“Sempre gostei muito de estudar e sabia que seria a educação que iria salvar a minha vida. Era a única esperança que eu tinha.”

De repente, Miss

Domitila seguiu focada em seus objetivos e formou-se bacharel em Serviço Social. Em 2006, devido ao engajamento social que teve na infância e adolescência, conseguiu uma bolsa de estudos para fazer mestrado em Ciências Políticas e Sociais na Alemanha.

“Cheguei lá sem saber falar alemão. Tudo que eu tinha era uma mala de 15 quilos e alguns sonhos. Meti a cara e fui simbora!”, conta.

É aí que sua história, que já era surpreendente, começa a ganhar ares de conto de fadas: “Enquanto estudava lá, fui descoberta nas ruas de Berlim por uma agência que me convidou para fazer uma novela na Alemanha.

O meu sonho sempre foi ser ‘global’, então essa oportunidade também não perdi. Perguntaram se eu era atriz e respondi: ‘Sou atriz, modelo... o que você a senhora quiser, eu sou!’. Na época, ainda estava aprendendo alemão. Eles me deram um texto, eu decorei, passei no teste e trabalhei por três anos nessa novela”.

“Nunca desisti desse sonho que eu tinha desde os 7 anos, de ser atriz, modelo e desvendar o caminho das artes.”

Em 2021, mais um acontecimento fantástico ocorreu em sua vida. “Vi um comercial na televisão dizendo: ‘Miss Germany procura a mulher que mais inspira a nação’. Não é mais um concurso de beleza, é de empoderamento, responsabilidade social e diversidade. Quando me candidatei, pensei que seria a chance de ganhar visibilidade para os projetos sociais e ambientais que fazia”, explica ela, que foi coroada Miss Alemanha 2022 em fevereiro do ano passado.

Novidades



Fique por dentro das novidades